O Parque Nacional da Chapada Diamantina está localizado no interior do estado da Bahia. Ele foi criado em 1985, e atualmente é uma área protegida. No Coração da Chapada Diamantina, encontra-se a região do Vale do Pati. Com uma beleza singular e ambiente hospitaleiro. Muitas pessoas dizem que esse é o lugar mais bonito do Brasil, (como não conhecemos todos, não podemos assinar embaixo, mas que é lindo, isso somos obrigados a concordar).
São quase 300 km de trilhas que percorrem campos rupestres, cerrado e mata atlântica em meio a paisagens de tirar o fôlego; 33 cachoeiras; 2 cavernas; 10 locais de escalada; 16 sítios históricos e o Marimbus, área alagada conhecida como Pantanal da Chapada Diamantina.
Nossa expedição vai cruzar o Vale do Pati de Norte a Sul, e o que faz dessa experiencia, algo totalmente diferente, é o contato direto com moradores locais.
Cerca de 400 famílias chegaram a viver dentro do Vale e as trilhas percorridas atualmente pelos turistas, eram utilizadas para escoar o café que era plantado, anos atrás. O local já teve escola, igreja e prefeitura, que foram adaptados para receber turistas em instalações bem simples, porém muito limpas e organizadas. Como não tem estradas no Vale, praticamente tudo, (comida, gás, entre outras coisas) é carregado no lombo de cavalos, jegues ou a pé mesmo.
Um dos principais atrativos do Vale do Pati é o Cachoeirão, uma queda d’água com 270 metros, é a segunda maior cachoeira da Chapada Diamantina. Isso sem contar o morro do Castelo, a cachoeira do Calixto e outros. A vegetação da região é exuberante, composta de espécies da caatinga semiárida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas.
Chegada
- Chegada no hostel em Andarai-BA (ponto de encontro);
- Check in no hostel;
- Briefing sobre a expedição;
- Pernoite no hostel (quarto compartilhado).
1º dia
- Café da manhã;
- Transfer em veículo Andaraí – Caeté Açu;
- Inicio do trekking para a Igrejinha;
- Parada para lanche durante o trekking;
- Chegada no local do acampamento;
- Montagem de acampamento;
- Jantar;
- Pernoite acampamento (barraca dupla).
2º dia
- Café da manhã;
- Desmontagem do acampamento;
- Inicio do trekking para a cachoeira dos Funis;
- Parada na cachoeira dos Funis (banho);
- Inicio do trekking para a parte alta do Cachoeirão;
- Parada para lanche durante o trekking;
- Inicio do trekking para Dona Raquel;
- Chegada no local do acampamento;
- Montagem de acampamento;
- Jantar;
- Pernoite acampamento (barraca dupla).
3º dia
- Café da manhã;
- Desmontagem do acampamento;
- Inicio do trekking para o Morro do Castelo;
- Chegada no mirante do Morro do Castelo;
- Parada para lanche durante o trekking;
- Inicio do trekking de retorno para Dona Raquel e depois Prefeitura;
- Chegada no local do acampamento;
- Montagem de acampamento;
- Jantar;
- Pernoite acampamento (barraca dupla).
4º dia
- Café da manhã;
- Inicio do trekking para a Cachoeira do Calixto;
- Chegada na cachoeira (banho);
- Parada para lanche durante o trekking;
- Inicio do trekking de retorno para a Prefeitura;
- Jantar;
- Pernoite acampamento (barraca dupla).
5º dia
- Café da manhã;
- Desmontagem do acampamento;
- Início do trekking para o Cachoeirão (parte baixa);
- Parada no camping do Eduardo;
- Chegada na cachoeira (banho);
- Parada para lanche durante o trekking;
- Inicio do trekking de retorno para o camping do Eduardo;
- Chegada no local do acampamento;
- Montagem de acampamento;
- Jantar;
- Pernoite acampamento (barraca dupla).
6º dia
- Café da manhã;
- Desmontagem do acampamento;
- Início do trekking para Andaraí;
- Banho no hostel no final do trekking;
- Término da expedição.
PACOTE LIGHT (autossuficiente)
>> R$ 1.050,00 por pessoa.
- Guia especializado equipado com rádios e GPS;
- Sistema de rastreamento via satélite (atualização em tempo real nas redes sociais);
- Seguro de viagem;
- Kit primeiros socorros;
- Transfer Andaraí – Caeté-Açu.
PACOTE VIP (estrutura completa)
>> R$ 1.450,00 por pessoa.
- 01 Pernoite no hostel em Andaraí com café da manhã (quarto compartilhado);
- 05 Pernoites em acampamentos ao longo da expedição (barraca dupla);
- Guia especializado equipado com rádios e GPS;
- Sistema de rastreamento via satélite (atualização em tempo real nas redes sociais);
- Seguro de viagem;
- Kit primeiros socorros;
- Taxas de entrada e acampamento (se houver);
- Transfer Andaraí – Caeté-Açu.
- Alimentação de trilha (café e jantar);
- Banho no hostel após expedição;
- Porteadores para equipamento coletivo (barracas e utensílios de cozinha);
- Estrutura de barraca, e cozinha.
O que não está incluso:
- Transfer até Andaraí (ponto de encontro);
- Transfer rodoviária – hostel – rodoviária em Andaraí;
- Alimentação em Andaraí (exceto café da manhã);
- Alimentação de trilha (almoço/ lanche);
- Custos com abandono ou desistência durante a expedição;
- Estacionamento;
- Despesas não mencionadas acima.
Confira no check list os itens necessários para sua SEGURANÇA e “conforto”
PREENCHA o formulário e garanta agora mesmo sua VAGA!
*Cada participante é responsável, por carregar seus equipamentos pessoais e o que mais achar conveniente levar. Os itens assinalados como “obrigatórios” no Check list (anexo a esta página), são de vital importância e considerados itens de segurança, por isso são classificados como obrigatórios durante toda programação.
*Cada participante, deverá ter em sua mochila recipiente suficiente para carregar sua água de consumo diário;
*Caso o participante escolha a contratação do “Pacote VIP”, a equipe de carregadores fica responsável por transportar os equipamentos coletivos do grupo (barracas e estrutura de cozinha) e alimentação para café da manhã e jantar.
*A programação poderá ser alterada ou modificada por parte da ARAUCÁRIA EXPEDIÇÕES a qualquer momento, inclusive durante, por motivo de força maior, bem como fenômenos da natureza,tais como: tempestades, deslizamentos, enchentes, entre outros, que coloquem em risco a vida e a segurança dos participantes ou grupo.
De acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, em caso de cancelamento por iniciativa do CONTRATANTE, a devolução do valor pago se dará conforme condições abaixo:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor pago;
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor pago;
- Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor pago;
- Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.
Em todos os casos, o participante poderá providenciar sua substituição por outro participante de sua escolha, nas mesmas condições e no mesmo eventos ou atividade. A solicitação de substituição deverá ser comunicada por escrito com no mínimo 72 horas antes do início do evento ou atividade.