Três Travessias Itatiaia

Prepare-se para um desafio de verdade.
Esse é um dos nossos ROTEIRO EXTREMO — uma jornada intensa onde encaramos as três travessias clássicas do Parque Nacional do Itatiaia, em apenas três dias consecutivos. No formato “Light and Fast”, você caminha leve, sem precisar carregar equipamentos de acampamento, mas com toda a imersão e intensidade que o Itatiaia oferece.
São 74km de pura superação, atravessando vales, cumes e florestas que conectam o coração de Minas Gerais ao alto das montanhas do Rio de Janeiro. 
O tipo de aventura que coloca o corpo à prova e faz a alma sorrir no topo da montanha.

1º dia – Chegada a Passa Quatro
O ponto de partida da nossa jornada! A chegada acontece no hostel em Passa Quatro, onde o grupo se encontra pela primeira vez. Após o check-in, fazemos o briefing da expedição, ajustamos os últimos detalhes e já sentimos aquele clima de montanha no ar. Noite de descanso em quarto compartilhado, preparando o corpo e a mente para os dias que vêm pela frente.

2º dia – Travessia Serra Negra
Depois do café da manhã, seguimos em transfer até o Posto Marcão, a portaria do Parque Nacional do Itatiaia. É ali que a aventura começa de verdade. Iniciamos a travessia da Serra Negra, cruzando paisagens impressionantes e sentindo o desafio ganhar forma a cada passo. Durante o caminho, pausa para lanche e contemplação. Ao final da tarde, chegamos a Visconde de Mauá, onde faremos o check-in no hostel e aproveitamos a noite livre para jantar (não incluso).

3º dia – Travessia Rancho Caído
Um novo amanhecer na serra e mais um desafio à vista. Após o café da manhã, começamos a travessia do Rancho Caído, um dos trechos mais bonitos do Parque. A natureza ao redor se mostra em sua forma mais bruta e inspiradora, e a cada subida a vista se abre ainda mais. No final do dia, chegamos à parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, onde faremos nosso check-in no abrigo.
Jantar incluso e noite compartilhada entre trilheiros e histórias.

4º dia – Travessia Ruy Braga e encerramento
O último dia da expedição traz uma das rotas mais clássicas do Itatiaia: a travessia Ruy Braga. Após o café da manhã, iniciamos a descida pela trilha, cruzando florestas e riachos até chegar à parte baixa do Parque.
De lá, seguimos em transfer de volta a Passa Quatro, onde teremos um banho revigorante na pousada — o fechamento perfeito para dias intensos e cheios de conquistas. Encerramento da expedição com alma leve e coração cheio de montanha.

>> R$ 2.665,00 por pessoa.
05% desconto para pagamento à vista;
Se você já fez alguma expedição com a Araucária, tem um desconto especial.

  • 01 Pernoite na pousada em Passa Quatro com café da manhã (quarto compartilhado);
  • 01 Pernoite na pousada em Visconde Mauá com café da manhã (quarto compartilhado);
  • 01 Pernoite no abrigo Rebouças (se tiver disponibilidade de vaga) com café da manhã (quarto compartilhado);
  • Guia especializado equipado com rádios e GPS;
  • Sistema de rastreamento via satélite (atualização em tempo real nas redes sociais);
  • Seguro de viagem;
  • Kit primeiros socorros;
  • Taxas de entrada e acampamento (se houver);
  • Transfer Passa Quatro – montanha – Passa Quatro;
  • Alimentação de montanha (café e jantar);
  • Banho na pousada após expedição.

  • Transfer até Passa Quatro (ponto de encontro);
  • Transfer rodoviária – pousada – rodoviária em Passa Quatro;
  • Alimentação em Passa Quatro (exceto café da manhã);
  • Alimentação em Visconde Mauá (exceto café da manhã);
  • Alimentação de montanha (almoço/ lanche);
  • Custos com abandono ou desistência durante a expedição;
  • Estacionamento;
  • Despesas não mencionadas acima.


*Cada participante é responsável, por carregar seus equipamentos pessoais e o que mais achar conveniente levar. Os itens  assinalados como “obrigatórios” no Check list (anexo a esta página), são de vital importância e considerados itens de segurança, por isso são classificados como obrigatórios durante toda programação.
*Cada participante, deverá ter em sua mochila recipiente suficiente para carregar sua água de consumo diário;
*Caso o participante escolha a contratação do “Pacote VIP”, a equipe de carregadores fica responsável por transportar os equipamentos coletivos do grupo (barracas e estrutura de cozinha) e alimentação para café da manhã e jantar.
*A programação poderá ser alterada ou modificada  por parte da ARAUCÁRIA EXPEDIÇÕES a qualquer momento, inclusive durante, por motivo de força maior, bem como fenômenos da natureza, tais como: tempestades, deslizamentos, enchentes, entre outros, que coloquem em risco a vida e a segurança dos participantes ou grupo.

De acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, em caso de cancelamento por iniciativa do CONTRATANTE, a devolução do valor pago se dará conforme condições abaixo:

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor pago;
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor pago;
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor pago;
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.

Em todos os casos, o participante poderá providenciar sua substituição por outro participante de sua escolha, nas mesmas condições e no mesmo eventos ou atividade. A solicitação de substituição deverá ser comunicada por escrito com no mínimo 72 horas antes do início do evento ou atividade.