Agulhas e Prateleiras

O Pico das Agulhas Negras, com 2.791m, é o ponto culminante do estado do RJ e a 5º maior montanha do Brasil, é uma montanha mais técnica de se escalar, pois o percurso de 05km, (entre ida e volta) é repleto de profundas fendas, e paredes quase verticais, que só é possível ultrapassar usando cordas. Seu acesso é feito pela “via” mas simples e usada por montanhistas, a rota do Pontão. É uma subida formada por várias rampas e lajes de pedra típicas do local. Em alguns pontos é necessário o uso de cordas e cadeirinha de escalada para se ter total segurança. O visual do cume permite contemplar todo a parte alta do parque: Prateleiras, Morro do Couto, Pedra do Altar e diversas outras. Além de ser possível avistar boa parte da serra da Mantiqueira, inclusive montanhas como a Pedra da Mina.
O Cume das Prateleiras, apesar de não ser um dos mais altos do Parque Nacional do Itatiaia, é um dos picos mais visitados no parque, com 2.548m, o acesso ao seu cume é feito através de passagens por cavernas, lajes de pedras e pelo famoso trecho do “Pulo do Gato”, onde o montanhista precisa dar um pequeno salto entre duas rochas, sendo assim, possível assinar o livro de cume nos Prateleiras.  É necessário o uso de equipamento de segurança. Todo o percurso possui 05km e demora aproximadamente meio dia para ser executado.

1º Dia (Chegada)
A jornada começa com a chegada à charmosa pousada em Passa Quatro, Minas Gerais. O encontro inicial acontece na pousada, onde será realizado o check-in e um briefing sobre a expedição. Esse momento é importante para alinhar as expectativas, conhecer melhor a equipe e receber as orientações para os próximos dias de trekking. Depois do briefing, você poderá relaxar e descansar, aproveitando para recarregar as energias para a aventura que está por vir. Pernoite em quarto compartilhado.

2º Dia – Pico das Agulhas Negras
Após um café da manhã caprichado, seguiremos em um transfer até o Posto Marcão, que marca a entrada do Parque Nacional do Itatiaia. Uma vez no parque, iniciaremos o trekking rumo ao icônico Pico das Agulhas Negras. A trilha é um verdadeiro convite à exploração, com paisagens deslumbrantes que se revelam ao longo do percurso. No cume, você terá um tempo para descansar, apreciar a vista e fazer um lanche. Após esse momento no topo, iniciaremos o retorno para o local do acampamento, que será montado no final do dia, seja dentro ou fora do parque, dependendo da disponibilidade. Ao anoitecer, aproveitaremos um jantar preparado no acampamento e descansaremos nas barracas duplas.

3º Dia – Pico das Prateleiras e Encerramento
Despertamos para o último dia com um café da manhã e, após desmontar o acampamento, pegaremos o transfer de volta à entrada do parque, caso o acampamento tenha sido fora de seus limites. O dia promete uma nova experiência: o trekking até o cume do Pico das Prateleiras, outro destaque do Parque Nacional do Itatiaia. A subida nos leva a vistas de tirar o fôlego, e no topo, você poderá descansar e fazer um lanche, enquanto se despede dessas paisagens inesquecíveis. Após o retorno ao estacionamento, tomaremos o transfer de volta a Passa Quatro, encerrando a expedição com uma coleção de lembranças e momentos marcantes nas montanhas.

>> R$ 1.428,00 por pessoa.
05% desconto para pagamento à vista;
Se você já fez alguma expedição com a Araucária, tem um desconto especial.

  • 01 Pernoite na pousada em Passa Quatro com café da manhã (quarto compartilhado);
  • 01 Pernoite em acampamento ao longo da expedição (barraca dupla);
  • Guia especializado equipado com rádios e GPS;
  • Sistema de rastreamento via satélite (atualização em tempo real nas redes sociais);
  • Seguro de viagem;
  • Kit primeiros socorros;
  • Equipamentos de segurança para escalada;
  • Taxas de entrada e acampamento (se houver);
  • Transfer Passa Quatro – montanha – Passa Quatro;
  • Alimentação de montanha (café e jantar);
  • Banho na pousada após expedição;
  • Estrutura de barraca, e cozinha.

  • Transfer até Passa Quatro (ponto de encontro);
  • Transfer rodoviária – pousada – rodoviária em Passa Quatro;
  • Alimentação em Passa Quatro (exceto café da manhã);
  • Alimentação de montanha (almoço/ lanche);
  • Custos com abandono ou desistência durante a expedição;
  • Estacionamento;
  • Despesas não mencionadas acima.


Slide7

Slide8

*Cada participante é responsável, por carregar seus equipamentos pessoais e o que mais achar conveniente levar. Os itens  assinalados como “obrigatórios” no Check list (anexo a esta página), são de vital importância e considerados itens de segurança, por isso são classificados como obrigatórios durante toda programação.
*Cada participante, deverá ter em sua mochila recipiente suficiente para carregar sua água de consumo diário;
*Caso o participante escolha a contratação do “Pacote VIP”, a equipe de carregadores fica responsável por transportar os equipamentos coletivos do grupo (barracas e estrutura de cozinha) e alimentação para café da manhã e jantar.
*A programação poderá ser alterada ou modificada  por parte da ARAUCÁRIA EXPEDIÇÕES a qualquer momento, inclusive durante, por motivo de força maior, bem como fenômenos da natureza, tais como: tempestades, deslizamentos, enchentes, entre outros, que coloquem em risco a vida e a segurança dos participantes ou grupo.

De acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, em caso de cancelamento por iniciativa do CONTRATANTE, a devolução do valor pago se dará conforme condições abaixo:

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor pago;
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor pago;
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor pago;
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.

Em todos os casos, o participante poderá providenciar sua substituição por outro participante de sua escolha, nas mesmas condições e no mesmo eventos ou atividade. A solicitação de substituição deverá ser comunicada por escrito com no mínimo 72 horas antes do início do evento ou atividade.